CTA ndo

Escola Avançada da Fapesp reúne especialistas em Multi Mensageiros

Estudantes e pesquisadores integrantes do Projeto Temático “ Cherenkov Telescope Array: construção e primeiras descobertas” participaram da Escola Avançada São Paulo de Astrofísica Multi-Mensageiros, realizada no Instituto Principia, nos meses de maio e junho.

Com o apoio da Fapesp, a Escola Avançada recebeu aproximadamente 85 estudantes, um terço de fora do Brasil. O encontro foi concebido de forma a introduzir a Astrofísica Multi-Mensageiro (MMA) para jovens pesquisadores interessados nessa nova área da ciência.

Durante duas semanas intensas, os estudantes e pesquisadores se dedicaram a compreender os fenômenos astrofísicos por meio de uma abordagem multidisciplinar, com aulas ministradas por especialistas de renome em cada uma das áreas.

Além das palestras e aulas teóricas, os participantes também tiveram a chance de visitar o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde encontra-se o famoso acelerador Sírius e puderam presenciar experimentos e interagir com pesquisadores. O evento proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes.

Um dos grandes objetivos da escola era estimular a integração entre as diferentes áreas da astrofísica. Os estudantes, muitas vezes focados em seus respectivos campos de estudo, puderam expandir seus horizontes ao conhecer outras abordagens e perspectivas. Essa integração se mostrou essencial para enfrentar os desafios que a astrofísica multidisciplinar apresenta.

Para o professor e coordenador do Projeto Temático e professor do Instituto de Física de São Carlos da USP, Vitor de Souza, um dos principais objetivos da Escola Avançada foi que os os estudantes se familiarizassem com os diferentes mensageiros e promover uma visão unificada da astrofísica. “Os físicos foram ensinados a pensar em um único mensageiro, a nossa intenção é que a nova geração de pesquisadores seja capaz de olhar para problemas astrofísicos sob diferentes perspectivas, enriquecendo assim o campo de estudo”, afirmou o professor.

O estudante de mestrado, Matheus Duarte Francisco, do IFSC/USP, esteve na Escola Avançada e contou como foi a experiência. “Participar da Escola, no Instituto Principia, foi uma experiência intensa e enriquecedora. Foi possível estabelecer contato com pesquisas diversas e estabelecer conexões valiosas com outros grupos de pesquisa. A interconexão na ciência, especialmente na astrofísica, é fundamental para compreendermos os fenômenos cósmicos em sua complexidade. Percebo que a colaboração e a troca de conhecimentos nos permitem resolver desafios de forma conjunta”, afirmou o estudante que está pesquisando os mecanismos de aceleração de raios cósmicos sob a hipótese quebra de invariância de Lorentz.

Luciana Andrade Dourado, doutoranda do Instituto de Física de São Carlos, contou que a experiência foi incrível. “Tive a oportunidade de assistir a palestras na área de astrofísica de multi mensageiros, não apenas relacionadas ao meu campo específico, mas também abrangendo outras áreas correlacionadas”. Para ela, o evento trouxe um grande acréscimo de conhecimento. “Me deparei com novos conceitos e abordagens, além de ter acesso a pesquisas e trabalhos desenvolvidos por outros participantes. Vi de perto os problemas em aberto e as possibilidades futuras, o que me inspirou e me trouxe várias ideias para o meu próprio trabalho”.

A Escola Avançada contou com apoio financeiro da FAPESP para estudantes do Brasil e do exterior participarem do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima