Acessibilidade visual no ensino de física a partir do uso de brinquedos
A física das astropartículas é um assunto interdisciplinar e que desperta interesse de crianças e jovens. O objetivo é desenvolver materiais com impressora 3D para ensino de física de partículas é possibilitar a inclusão de crianças com deficiência visual neste universo.
A inclusão social tem sido um dos maiores desafios do mundo atual. O código Braille inclui os deficientes visuais na sociedade, proporcionando liberdade, interação e acesso às informações do mundo ao seu redor.
O projeto “Acessibilidade visual no ensino de física a partir do uso de brinquedos'” propõe o desenvolvimento de material didático em astronomia para deficientes visuais.
Utilizando a experiência prévia do grupo de pesquisadores serão desenvolvidos materiais, cursos de formação e amostras científicas utilizando o código Braille para a acessibilidade de professores e alunos deficientes visuais e de baixa visão.
- Idealização: Profa. Dra. Rita C. Anjos
- e-mail: ritacassia@ufpr.br
- Apoio: FAPESP
- Endereço: R. Pioneiro, 2153 - Dallas, Palotina - PR, CEP 85950-000