CTA ndo

Fontes de raios gama

As fontes de raios gama são objetos celestes que emitem radiação eletromagnética com a maior energia conhecida.  São vários os tipos de fontes que emitem raios gama, tais como, pulsares, supernovas e galáxias com buracos negros super massivos. Essas fontes estão na nossa galáxias e também em outras galáxias muito distantes da nossa. Ainda não entendemos como elas  geram raios gamas com energia tão alta; e um dos objetivos do CTA é contribuir com a compreensão do funcionamento desses objetos.

Supernova Tycho (SN 1572) em uma imagem feita pela NASA para mostrar a riqueza deste ambiente
Uma representação artística das redondezas de um buraco negro super massivo.

Buracos negros super massivos estão presente em várias galáxias chamadas galáxias ativas. A nossa galáxia tem um buraco negro no seu centro, mas ele não está mais ativo. Existem evidências de que ele esteve ativo no passado remoto.

Quando a matéria cai em um buraco negro gera um ambiente super quente e energético. Algumas das partículas são aceleradas em jatos que saem perpendicularmente ao anel de matéria.

Esses ambientes combinam os fenômenos mais extremos do Universo conhecidos até hoje As partículas são aceleradas por colisões em jatos e ondas que a cada trombada aumenta sua velocidade. Partículas carregadas com energia muito alta, acabam produzindo raios gama através de vários mecanismos. Os raios gamas saem da fonte e  viajam pelo Universo até chegar a Terra.

O CTA estudará fontes galácticas como as supernovas e extragalácticas como as galáxias ativas com buracos negros super massivo em seu núcleo. 

Rolar para cima