Conheça o consórcio internacional
CTA no mundo
O CTA será uma matriz de telescópios de diferentes tamanhos e espaçamentos com dez vezes mais sensibilidade do que qualquer instrumento de raios gama atual, com cobertura de energia muito mais ampla (entre 20 GeV e 300 TeV), resolução angular e de energia sem precedentes e um amplo campo de visão.
Os grandes espelhos e câmeras de alta velocidade do CTAO detectarão flashes de luz e a imagens de cascatas eletromagnéticas geradas pelos raios gama para um estudo mais aprofundado de suas fontes cósmicas.
O projeto básico do CTA prevê a instalação de 118 telescópios em dois locais cobrindo áreas de 0,6 km2 em La Palma, Espanha, e 4 km2 perto de Paranal, no Chile. Esses telescópios terão 8 e 45 metros de altura.


Questões científicas
As observações do CTA transformarão a compreensão do universo de alta energia e explorarão questões científicas de importância fundamental, que podem ser agrupadas em três grandes temas:
- Compreendendo a origem e o papel das partículas cósmicas
- Sondagem de ambientes extremos
- Explorando fronteiras da física
O CTA será o primeiro observatório de raios gama terrestre aberto às comunidades astronômicas e de física de partículas em todo o mundo como um recurso para dados de observações astronômicas únicas de alta energia. Os dados do observatório serão abertos, o que deve aumentar significativamente a produção científica ao envolver um grupo de pesquisa muito mais amplo.
Consórcio CTA
O Consórcio CTA inclui 1.500 membros de mais de 150 institutos em 25 países. Os cientistas e engenheiros do Consórcio CTA criaram o conceito CTA há mais de uma década e têm sido a força motriz por trás de seu design.

Austrália
Áustria
Brasil
Chile
Croácia
República Checa
Finlândia
França
Alemanha
Índia
Irlanda
Itália
Japão
México
Holanda
Polônia
Eslovênia
África do Sul
Espanha
Suécia
Suíça
Tailândia
Ucrânia
Reino Unido
Estados Unidos da América