Matéria escura
A matéria que conhecemos bem é aquela que forma tudo o que vemos ao nosso redor. Nossos corpos, os móveis ao seu redor, os edifícios, montanhas, planetas e as estrelas são feitas basicamente de dois tipos de partículas elementares chamadas de quarks e léptons.
Todos os átomos que conhecemos são feitos de prótons, nêutrons e elétrons. Quarks são os constituintes elementares dos prótons e nêutrons; e o elétron é um lépton.
Existe um tipo de matéria que podemos detectar no Universo que não é feita de quarks e léptons. Essa matéria não interage com a luz, portanto a chamamos de matéria escura.
A matéria escura está espalhada por todo o Universo. Existem evidências da presença de matéria escura na nossa galáxia, em galáxias vizinhas e nas maiores distâncias do Universo.
Detectamos a matéria escura através dos efeitos gravitacionais que ela produz. Procure arcos na figura ao lado!
Muito desses arcos são produzidos por matéria escura. No entanto, não sabemos como ela é composta.
Queremos descrever como a matéria escura é formada da mesma forma que conseguimos descrever como a matéria normal (átomos) é composta por partículas elementares.
O CTA pode ajudar a explicar como a matéria escura é formada porque ela podem interagir e produzir raios gama que serão detectados pelo CTA.