Propagação de raios gama
Raios gama percorrem uma longa distância até atingirem a Terra e serem detectados pelos telescópios do CTA. O Universo, ao contrário do que muita gente pensa, não é vazio. O Universo é cheio de luz e de campos magnéticos que interagem com os raios gamas.
Como viajantes cósmicos, os raios gama chegam na Terra com uma mochila cheia de informações sobre as interações que ele fizeram com a luz e os campos magnéticos durante sua viagem.
Os cientistas do CTA vão desembrulhar os pacotes dessa mochila e obter informações sobre o caminho percorrido pelos viajantes cósmicos, ou seja, pelos raios gama.
Os campos magnéticos interferem na evolução do Universo, na formação de estruturas e na geração da partículas carregadas. A quantidade de luz presente no Universo nos diz muito sobre como e quantas estrelas foram formadas durante a história do Universo.
Mais que isso, a distribuição de luz mostrada na figura ao lado feita pelo Observatório Planck, nós diz muito sobre os momentos iniciais do Universo, logo após o Big Bang que deu início ao espaço e tempo.