CTA ndo

CTAO duplicará seu pessoal à medida que o desenvolvimento de grandes infraestruturas começar em 2024

Bolonha, Itália – Em 6 de setembro de 2023, os dois órgãos de governo do Observatório Cherenkov Telescope Array (CTAO), o Conselho de Representantes Governamentais (BGR) e o Conselho gGmbH do CTAO, reuniram-se planejar as próximas ações do projeto e definir medidas futuras para o avanço na construção do Observatório.

Durante a reunião, ambos os órgãos aprovaram por unanimidade o seu compromisso com o progresso do CTAO, incluindo um endosso previsto de até aproximadamente 30 milhões de euros para 2024. Isto representa um aumento significativo no financiamento anual, que permitirá ao Observatório não só avançar com um desenvolvimento substancial de infraestruturas, mas também para duplicar a sua força de trabalho.

O CTAO está em processo de candidatura em duas etapas para a transição de um gGmbH (ao abrigo da lei alemã) para um Consórcio Europeu de Infraestruturas de Investigação (ERIC, ao abrigo da lei europeia).

Embora a primeira etapa tenha sido concluída, as discussões com a Comissão Europeia relativas à segunda etapa ainda estão em curso. O acordo entre o BGR, composto por representantes dos países membros da futura pessoa jurídica, e o Conselho CTAO gGmbH, permite que o projeto prossiga.

“Enquanto estamos trabalhando para obter o estatuto ERIC, os países membros e organizações dentro do BGR estão se preparando para avançar o projeto para a sua próxima fase”, explica Aldo Covello, Presidente do BGR.

Markus Schleier, Presidente do Conselho CTAO gGmbH, declarou: “O compromisso do BGR e o acordo que alcançamos no Conselho não só garantirão a estabilidade do projeto, mas sem dúvida ajudarão o CTAO a atrair novos talentos e investimentos à medida que continua crescer.”

A atual entidade jurídica do CTAO, o CTAO gGmbH, e os seus parceiros realizaram extensas atividades de projeto e pré-construção, incluindo o avanço de telescópios, como o LST-1, o protótipo do telescópio de grande porte em comissionamento com a unidade CTAO-Norte em La Palma, Espanha.

Em 2024, o Observatório planeja abrir pelo menos 30 novas posições e iniciar um grande desenvolvimento de infraestruturas, incluindo a construção de estradas, sistemas de energia e fundações para a sua instalação no sul do deserto do Atacama (Chile). Juntamente com os desenvolvimentos no local da matriz norte, isto representa um marco importante para o projeto.

Esses passos deixarão o Observatório mais perto de concretizar os seus planejados 64 telescópios, o que proporcionará uma sensibilidade sem precedentes na busca por novas descobertas no Universo de raios gama de alta energia.​

1 comentário em “CTAO duplicará seu pessoal à medida que o desenvolvimento de grandes infraestruturas começar em 2024”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima