Primeira edição do curso “Do Macro ao Micro na Astronomia” tem participantes de Caraguatatuba, São Paulo, Bauru, Sertãozinho entre outras cidades do estado
A aula inaugural do curso de formação continuada para professores da Educação Básica “Do Macro ao Micro na Astronomia” proporcionou uma experiência única para educadores de diferentes partes do estado de São Paulo. O encontro presencial foi uma oportunidade para os participantes conhecerem os principais pesquisadores envolvidos no projeto, estabelecerem conexões e participarem de uma observação noturna no Observatório da UFSCar.
O curso contou com mais de 150 professores inscritos, e 53 foram habilitados para a formação e 45 estiveram presentes na aula inaugural. “A presença de professores de diversas partes do estado de São Paulo demonstrou o quão relevante é o tema da astronomia e astrofísica atualmente. A formação continuada é essencial para garantir que os alunos tenham acesso a conteúdo atualizado e envolvente, e este curso oferece justamente isso. Estamos animados para ver como essas conexões vão transformar a forma como a astronomia é ensinada nas escolas”, disse um dos coordenadores do curso, o professor da UFSCar, Dr. Marlon Pessanha.
Concebido por professores do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), por meio do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio de professores do Projeto Temático Internacional “Cherenkov Telescope Array: Construção e primeiras descobertas” (Fapesp 2021/01089-1) e do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, o curso terá duração de quatro meses, com as próximas aulas sendo ministradas online.
“A aula inaugural do curso ‘Do Macro ao Micro na Astronomia’ foi um marco importante para conectar professores da Educação Básica com as mais recentes descobertas e práticas da astronomia. Uma experiência única, na qual educadores de diferentes regiões podem interagir com pesquisadores renomados e compartilhar ideias para enriquecer o ensino de ciências nas escolas”, destaca a coordenadora do curso e professora da UFSCar, Dra. Nilva Lúcia Lombardi Salles.
A professora Marli da Anunciação veio de São Paulo para a aula inaugural. Ela leciona Física no Ensino Médio em uma escola municipal de Santana de Parnaíba e também no Ensino Fundamental em Barueri. “Eu acredito que esse tipo de formação é crucial não só para manter o conteúdo teórico fresco, mas também para trazer vivências experimentais novas para os estudantes”, disse ela. Marli ressaltou que cursos como este incentivam seus alunos ao mostrar que a ciência vai muito além do que é visto na sala de aula.
De Caraguatatuba a São Carlos
Dez professores de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, embarcaram em uma jornada de aproximadamente 400 km, com duração de cinco horas, para participar do curso de formação continuada “Do Macro ao Micro na Astronomia”, em São Carlos. O principal objetivo da viagem foi aprimorar seus conhecimentos em astronomia e trazer novas perspectivas para as aulas de ciência e física nas escolas da região.
Ana Rosa de Senna Jesus, que trabalha como apoio pedagógico na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, coordenou a viagem dos professores até São Carlos. “Decidimos participar deste curso porque nossa rede participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os professores sentiram a necessidade de obter mais formação, e, quando surgiu a oportunidade, aproveitamos”, explicou Ana Rosa.
A decisão de viajar uma longa distância foi tomada após um dos professores compartilhar a informação sobre o curso em um grupo de WhatsApp. Rapidamente, os colegas demonstraram interesse e solicitaram à Secretaria de Educação o transporte para o evento, que prontamente atendeu ao pedido.
A rede municipal de Caraguatatuba tem tradição em envolvimento com eventos relacionados à astronomia. Desde 2015, professores e alunos participam ativamente da OBA e do MOBFOG. Com a formação continuada proporcionada pelo curso “Do Macro ao Micro na Astronomia”, os educadores esperam trazer novas metodologias para suas aulas e melhorar a aprendizagem dos estudantes.
Ana Rosa reforça a importância de cursos como esse para motivar os alunos e mostrar a eles o quanto a ciência e a astronomia podem ser fascinantes. “Queremos sempre aprimorar nosso ensino e conquistar mais medalhas para nossa rede”, afirma ela. Para Ana Rosa, essa formação é um passo importante para fortalecer a educação em Caraguatatuba e inspirar os alunos a explorar novas áreas do conhecimento.
Retornando à Casa
Diego Bragagnolo, professor de Física do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, retornou à UFSCar para participar do curso de Astronomia “Do Macro ao Micro na Astronomia”. Atualmente lecionando em Bauru, Diego mantém um vínculo especial com a UFSCar, onde fez sua graduação. Ele compartilhou como foi saber do curso e a emoção de voltar à universidade para uma formação que tem tudo a ver com sua trajetória.
Para Diego, o curso é uma chance de mergulhar mais profundamente no universo da Astronomia, um campo pelo qual sempre teve interesse. “Achei importante participar do curso porque meu interesse em Astronomia cresceu quando entrei como voluntário no Observatório da Unesp em Bauru. Lá, percebi que precisava me aprofundar mais no ensino e no conhecimento sobre Astronomia. Esse curso foi uma oportunidade perfeita para isso”, contou.
O retorno à UFSCar foi especialmente marcante para Diego. “Passar pela portaria e entrar novamente na universidade trouxe de volta todas as memórias da época da graduação”, disse ele. “Foi uma sensação enorme de nostalgia. Eu me lembro de quando o Observatório estava sendo construído, e agora, poder subir e fazer uma observação celeste durante o evento é algo realmente especial.”
Diego está ansioso para aplicar tudo o que aprenderá no curso em suas aulas e espera que essa formação o ajude a melhorar sua prática pedagógica e a compartilhar o conhecimento com seus alunos. “Estou muito feliz por ter tido essa oportunidade, e espero que essa formação me ajude a melhorar minha prática pedagógica e compartilhar com meus alunos tudo o que aprendi aqui”, completou.
Sobre o Curso “Do Macro ao Micro na Astronomia”
O curso “Do Macro ao Micro na Astronomia” tem como princípio didático o vínculo entre conteúdos científicos específicos de astronomia e astrofísica e os conteúdos pedagógicos. A proposta é estimular que o professor participante se aprofunde nessas temáticas e reflita sobre o ensino desses tópicos em suas aulas.
O curso foi criado dentro das ações de educação e divulgação científica do Projeto Temático Internacional “Cherenkov Telescope Array (CTA): Construção e primeiras descobertas” (Fapesp 2021/01089-1). O CTA é uma colaboração internacional que envolve a construção de um conjunto de telescópios de diferentes tamanhos para ampliar as pesquisas na área de instrumentação científica, fontes e propagação de raios gama, matéria escura, além de promover a educação e difusão científica, área que o curso de formação está inserido.
Na abertura do curso, o Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e presidente do Conselho do Consórcio CTA, e a Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva, coordenadora da linha de Educação e Difusão Científica do CTA e docente do IFSC-USP, fizeram uma apresentação do projeto internacional.
As aulas do curso “Do Macro ao Micro na Astronomia” continuarão em um ambiente virtual, com o encerramento previsto para ser presencial, em agosto, em São Carlos.