CTA ndo

Temático CTA oferece curso de astronomia para professores

Estão abertas as inscrições para o curso “Do macro ao micro na Astronomia” destinado aos professores do Ensino Médio de Física e áreas afins, das redes estadual, municipal e particular. O curso é uma das ações de de educação e difusão científica do Projeto “Cherenkov Telescope Array: Construção e primeiras descobertas” (Fapesp 2021/01089-1) e os interessados devem se inscrever pelo formulário de inscrição no site do CTAndo.

O curso foi concebido pelos professores do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), por meio do Núcleo de Formação de Professores, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Prof. Dr. Marlon Pessanha e Profa. Dra. Nilva Lúcia Lombardi Salles, com apoio dos professores do Instituto de Física da USP-São Carlos (IFSC), Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva, Coordenadora da linha de Divulgação-Ensino, e do Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho, atual presidente do Conselho do Consórcio Internacional CTA, e diversos pesquisadores envolvidos com este projeto.

“Do macro ao micro da Astronomia” tem como princípio didático o vínculo entre conteúdos científicos específicos de astronomia e astrofísica e os conteúdos pedagógicos. A proposta é estimular que o professor participante se aprofunde nessas temáticas e pense sobre o ensino desses tópicos em suas aulas.

“Nosso principal objetivo é que o professor tenha contato com o tema de forma mais didática e, a partir do curso, elabore atividades e propostas para serem inseridas no seu cotidiano escolar”, afirma o professor Marlon Pessanha.

Pensado para facilitar o acesso dos professores, o curso terá dois encontros presenciais – abertura e encerramento – e todas as aulas serão em formato EAD. “O formato EAD é uma ferramenta que proporciona uma flexibilidade aos professores. Essa liberdade permite que eles ampliem seus conhecimentos e atualizem a sua prática pedagógica, enriquecendo suas habilidades e conhecimentos”, disse a professora Dra. Nilva Lúcia Lombardi Sales.

Os interessados em participar do curso devem se inscrever por meio do preenchimento de um formulário disponível no site https://ctando.ifsc.usp.br/formacaocontinuada/, até o dia 20/04. A participação é gratuita e o curso oferece certificado.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cursoastronomia@ufscar.br.